quinta-feira, 3 de março de 2011

GIMP-> O melhor editor de imagens gratuito


Continuando a minha saga de reviews dos melhores softwares gratuitos que rivalizam com os principais softwares pagos, vou falar de outro software que marca presença tanto no Linux quanto no Windows (apesar de seu desempenho ser consideravelmente melhor no Linux, por usar as bibliotecas GTK +, utilizadas no ambiente GNOME), o Gimp. GIMP significa GNU Image Manipulating Program (programa de manipulação de imagens do GNU). No que se refere à edição de imagem digitalizada, ele é sem dúvida o principal rival do Photoshop (apesar de este ainda ser superior na edição de imagens para impressão, já que trabalha com o padrão CMYK, enquanto que o GIMP só trabalha com RGB, que é mais usado em imagem digital. Por isso imagens impressas no GIMP podem sair com problemas nas cores, o que pode ser resolvido usando um plugin). Seus filtros são poderosos, e alguns são ainda mais sofisticados que os do programa da Adobe. Sua interface de janelas "soltas" é muito eficaz para usuários do linux, que podem distribuir as janelas entre as diferentes áreas de trabalho, tendo assim mais espaço para trabalhar. Como a maioria dos usuários opera o programa por atalhos de teclado, eles acabam preferindo deixar em uma área de trabalho apenas a janela principal onde fica o desenho,deixando assim as caixas de ferramentas em outro desktop e otimizando espaço na tela.

Se você edita imagens focando mais na Web, o GIMP é perfeito, e não perde em nada para o Photoshop, além de ser gratuito e muito mais leve. Já se você trabalha com imagens para impressão, de fato, o programinha não é tão milagroso assim. A explicação? O GIMP não foi feito para competir com o Photoshop, e seu esquema de desenvolvimento é totalmente diferente. Ele é mais voltado para usuários que editem imagens digitais, e para ser um editor de imagens poderoso para o Linux.

Alguns exemplos de trabalhos feitos no GIMP? Praticamente todas as ilustrações desse blog foram feitas nele, incluindo banners, o cabeçalho do texto e até algumas edições pequenas nas screenshots.

O programa é relativamente simples, mas como oferece muitas funções, é difícil explorá-lo por conta própria. Por isso, na internet encontramos diversos tutoriais, ensinando à fazer os mais diversos tipos de coisa. Quer saber um site bom para isso? O Baixaki. Aprendi muito sobre o GIMP lendo seus tutoriais.

Então, vamos aos Links:

Se você usa Linux, com certeza encontrará o GIMP nos repositórios da sua distribuição. No caso do Ubuntu, pode instalar pela central de programas, ou usando o comando $ sudo apt-get install gimp (que também funciona no Debian). Se usa Fedora, pode usar o $ yum install gimp (como root, é claro). Se usa outra distribuição como o Slackware, sinto muito, não conheço muito delas, mas existem comunidades de usuários dispostas a ensinar como instalar o programa.

Agora, se você usa o Windows, é um pouco mais complicado. Antes de instalar o GIMP, você tem que fazer o download do GTK+ , instalar, e então poderá fazer o download do GIMP aqui, e instalar normalmente.

Divirta-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário