segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Inkscape- A melhor alternativa gratuita ao Corel Draw



Inkscape rodando no Ubuntu 10.10--> Configurando a minha Tablet

Como já é do conhecimento de todos, eu sou um grande fã de software gratuito de qualidade. Isso pode-se comprovar pois 8 em cada 10 reviews que eu posto são de software gratuito. Bom, vou fazer agora uma série de reviews sobre programas de qualidade para substituir os melhores programas pa
gos do mercado, e para não ser hipócrita, serão todos programas do Linux (a maioria deles, com versão para Windows também, pois ao contrário do mesmo, o Linux não é egoísta). Pois bem, dêem uma olhada na screenshot acima. Vemos ali um software completo de desenho vetorial- e compatível com as principais tablets do mercado, entre elas, a Wacom Bamboo (considerada a melhor tablet para desenho). Notem que eu estava configurando minha Wacom Bamboo Fun (a versão portátil da Wacom Bamboo), para usá-la com as ferramentas do programa. Diferentes funções da tablet podem ser usadas para controle da interface do programa, ou para o desenho em si. Essa parte é totalmente pe
rsonalizável.

Pois bem, o Inkscape é um programa de desenho vetorial, como eu já falei, que é uma excelente alternativa ao corel Draw. É um programa poderoso, com todas as ferramentas que você precisa para criar logotipos, comics, e desenhos em geral, profissionalmente. Se você, designer gráfico, está querendo migrar para o Linux, dê uma boa olhada nesse programa.

Como eu disse antes, ele está disponível para Linux e Windows. No caso do linux, procure nos repositórios da sua distribuição (no meu caso o Ubuntu). Se você também usa Ubuntu, pode instalá-lo pela central de programas do Ubuntu.
Instalação do Inkscape pela central de programas do Ubuntu 10.10


Se você usa Debian, pode tentar pelo comando $ sudo apt-get install inkscape -y, provavelmente dará certo. Isso também funciona no Ubuntu, caso não queira usar a central de programas. Se usa Fedora, tente, como root, o comando $ yum install inkscape -y. Assim, o software será devidamente instalado para você.

Caso seja usuário de Windows, você pode fazer o download do programa, no site oficial, clicando aqui.

Bom proveito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário